sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A Origem da Vida, Acaso ou Propósito?


A Origem da Vida, Acaso ou Propósito?












Resumo

Tem por objetivo determinar o ser vivo como um produto final da criação, apresentar neste artigo a importância do projeto sobre um produto á exibir etapas da sua construção como procedimentos, métodos e erros, verificar sobre a ordem e desordem dos sistemas de um organismo e matéria quanto ao seu desenvolvimento e reprodução em relação ao estudo da físico-quimica; levantar questões filosóficas sobre acaso e finalidade, e, por fim, enfatizar sobre a criatividade em relação ao produto final através de consultas bibliográficas e artigos científicos.

Apresentação

Há muitos alunos quando se ingressam na área da Ciência começam a descrer do sobrenatural ou das histórias contadas pelos seus avós, pois tudo que está em sua volta tem uma explicação e um sentido real para tudo que existe e acontece no universo. Há séculos atrás onde o poder da religião era mais forte e a ciência não, as pessoas acreditavam em tudo que diziam, mas á partir do momento que a ciência começou a evoluir, desfundamentou-se muitas crendices do povo.

Chegaram a um ponto em que Deus não existia mais, e toda Criação foi mera obra do acaso, pois a matéria e a energia foram capazes de dar "conta do recado". É de se pensar, então, que as mais fantásticas e lindas paisagens naturais, os oceanos com os seus mais belos corais, as campinas coberta de flores que exalam aromas dos mais belos perfumes, foi um acidente e não composição de um Artista.

Sempre me questionei se tudo o que existe no universo foi mera obra do acaso onde átomos "flutuando" no universo acabaram se chocando até formarem os sistemas mais complexos, ou se tudo foi arquitetado e articulado através de cálculos matemáticos até gerar estes organismos. Cada um tem uma crença sobre isso, porque, apesar de haver essas duas teorias, cada uma delas apenas e simplesmente são filosofias, pois ninguém esteve lá para ver o que aconteceu, então a Evolução também se torna uma "religião" cujo "deus" é Ela própria. Irá se observar pelas leis científicas essas "verdades" da Evolução. Então, preferir crer que sou obra do mero acaso, ou uma obra que nasceu com um propósito nesta Terra?

Conhecimento é a Fonte

Grandes autores e inventores como Gottlieb Daimler, Leonardo Da Vinci, Thomas Edson tinham em comum, além de ser inventores que marcaram história, o conhecimento como base para que estes marcos acontecessem.
Gottlieb Daimler, inventor do primeiro automóvel de quatro rodas, estudou latim e frequentou escola de desenho e adquiriu na França, experiência pratica na construção de máquinas; Leonardo da Vinci, uma das figuras mais importantes do Renascimento, foi aprendiz de Andrea di Cione, conhecido como Verochio. No atelier de Verochio aprendeu desenho técnico, técnicas artísticas de desenho, pintura, escultura e modelagem.

Thomas Edson, em que seus maiores inventos é a lâmpada elétrica incandescente e o cinescópio que revolucionaram o século XX , aprendeu com sua mãe, após sair da escola, Ciências, principalmente química e física, e até construiu um laboratório no porão de casa, onde realizava experimentos.
No filme Óleo de Lorenzo, o pai do menino doente, um diplomata de carreira, percebe que a medicina desconhece o tratamento para o seu filho. Então passa a estudar e pesquisar todo universo de conhecimento disponível, com verdadeiro amor paterno e incondicional. Domina o contexto integral, e, ao desfalecer de cansaço, relaxa em sono profundo, o que lhe proporciona um insight visionário do mecanismo de cura do mal.

Para entender, em modo geral, o conhecimento é o ato de extrair uma idéia, noção ou informação sobre um determinado assunto em que estas informações são registradas na memória ou “Banco de Dados” e absorvidas, também, pelo ser humano e fornecem, significativamente, bases á criatividade para elaboração do produto final.
Estes grandes inventores para desenvolverem tais engenhos em todas as suas estruturas, adquiriram informações ou dados sobre o assunto, em que o invento não saiu do acaso, mas produzido mediante conhecimento de um ser vivente.

Planejar

Apesar de todo conhecimento, estes grandes inventores tiveram experiências frequentemente desastrosas. Seus inventos passaram por uma série de tentativas de funcionamento, porque surgiam erros durante os seus processos. Como um homem uma maquina tão perfeita com seus mecanismos mais complexos e enigmáticos que existe, foi criado sem qualquer erro á não ter nenhum planejamento?

Leonardo Da Vinci tem cerca de quinze pinturas que sobrevivem até hoje; o número pequeno deve ás suas experiências constantes - e frequentemente desastrosas - com novas técnicas, além de sua procrastinação crônica. Daimler quando iniciou sua jornada na invenção do carro, começou a utilizar gasolina como combustível dos motores, montando em todos os veículos possíveis - na terra, na água e no ar. Após intensivos testes, montou um motor não refrigerado, com isolação de calor, e com ignição; patenteou este motor com capacidade de alta rotação que deu ínicio á um projeto do automóvel de quatro rodas.

Buscar soluções para que seus projetos funcionassem eram apenas por planejamento; entender o porquê esses erros ocorriam e buscar uma alternativa definitiva pela inteligência, análise do processo, cálculos matemáticos e conhecimento são fundamentais para a conclusão de um projeto.
"Planejar significa traçar um curso de ação que podemos seguir para que nos leve ás nossas finalidades desejadas". [Churchman- 1971]
"Projetar é antever e metodotizar as etapas ou fases para operacionalização de um trabalho".
[Dourado, M. dos Santos - 2007.]

Todo produto final em toda sua arquitetura, logicamente, não se forma do nada ou por uma explosão em uma estática de moléculas formarem um produto do acaso, mas sim é formado por um projeto que contém uma série de eventos organizacionais em uma determinada ordem á definir etapas e métodos para realização de uma finalidade.
"A estatística é um instrumento matemático que utilizamos para minimizar os efeitos da nossa ignorância". [Ernesto, P. Borges - 1999]

Imagine uma situação bem simples. Ao se preparar um bolo de chocolate, se misturar todos os ingredientes em uma só vez , já fica pronto o bolo, a resposta é não. Se explodir os ingredientes, o que acontece é que estes se espalham para tudo quanto é lado, então se resfriar estes ingredientes que explodiram á uma baixa temperatura por bilhões de ano, terá um delicioso e maravilhoso bolo de chocolate? Logicamente, também não. Pois é isso que a Evolução sugere.

Para um Bom Cozinheiro, estes modos de preparo estão incorretos. Então primeiro deve-se bater as claras em neve, acrescentar as gemas e bater novamente, colocar o açúcar e bater outra vez, depois colocar a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bater novamente. Depois untar um tabuleiro e colocar para assar por aproximadamente quarenta minutos em forno médio. Enquanto o bolo assar terá que fazer a cobertura com duas colheres de chocolate em pó, uma colher de margarina, meio copo de leite e levar ao fogo até começar a ferver. E, finalmente, jogar a cobertura quente sobre o bolo assado. Pronto, ai está o delicioso bolo de chocolate. É isso que o Criacionismo sugere.

Perceba que houve um processo, de métodos e técnicas de preparação em uma determinada ordem á formar o bolo. Então, imagine o homem uma estrutura “infinitamente” mais complexa do que isto, formou-se por acaso?

Lamentável, mas sem o cozinheiro não teríamos o bolo de chocolate, sem Daimler não teríamos os automóveis, sem Thomas Edson não teríamos o cinema e a lâmpada , sem Da Vinci não teríamos a Mona Lisa , sem Santos Dumont não teríamos o avião, sem o oleiro não teríamos o vaso, sem o compositor não teríamos a música, sem o marceneiro não teríamos o guarda-roupa, sem o arquiteto não teríamos casa, sem o Criador não teríamos nem a nós mesmos.

De Onde vem A Criatividade?

Segundo Freud, a criatividade origina-se de um impulso do inconsciente de um individuo á solucionar um conflito, então este impulso consegue chegar ao seu consciente em forma de sonho, visão, timming ou feeling.

O desejo de criar vem de uma necessidade, problema, conflito e principalmente das finalidades humanas em âmbito individual ou social. É necessário para resolver este conflito uma atitude, ou seja, uma ação ou disposição em fazer que implica o conhecimento, planejamento (como dito antes) e imaginação (conceber e criar imagens, Fantasia). [Noller - 1977]

Ao inventar o automóvel, Daimler trouxe uma solução á uma necessidade social de locomoção mais rápido e eficiente, Antonio Mecci criou o telefone para o meio de comunicação, o Pai de Lorenzo fez a cura para enfermidade do filho, Santo Dumont inventou o avião quando parecia impossível ao homem poder voar, como outros autores que desejaram trazer algo novo no qual se tornasse de utilidade social e individual, ou seja, finalizaram um ideal.

Acaso ou Finalidade?

Acaso é tudo aquilo que acontece não intencionalmente, sem finalidade e nenhum desígnio, um acidente. Se o "Acaso" tornasse todas as coisas existirem quando os átomos flutuavam e se encontraram no espaço até formar uma célula e desta formar toda vida, ou seja, essa reação química "milagrosa " aconteceria por acaso, sem nenhuma finalidade.
Porém, no Universo o equilíbrio natural se deve á tudo ter uma finalidade á manter a existência da vida no universo em que uma coisa depende da outra. Segundo a Biologia nenhum ser vivo pode viver isoladamente, pois depende do outro para obter energia, matéria e se reproduzir, onde a vida é uma complexa e dinâmica rede de associações.

Se todos os seres viventes, não cumprirem seu propósito, logo a vida não existiria, e apenas tudo seria matéria sem forma e sem vida; portanto tudo que existe foi designado para um propósito, não simplesmente tornou á existir por acaso.
O Sol existe para iluminar o dia e a noite através da Lua e fornece energia para que as plantas se reproduzam e temperatura para manterem a integridade físico-quimica dos organismos fisiológicos da natureza, dos seres vivos, principalmente os humanos, ou existe por acaso?

A Chuva, fenômeno meteorológico que consiste na precipitação da água para o estado líquido á atingir a superfície da Terra e prepara o solo que repassa está água ás plantas e esta água transporta os nutrientes do solo para elas se desenvolverem e reproduzirem ou acontece por acaso?
O coração, bomba cardíaca, órgão que fica na região central do corpo que bombeia sangue para todo o sistema circulatório e este sangue levará nutrientes e oxigênio aos tecidos á garantir a manutenção, principalmente dos homens ou bate por acaso?
As plantas produzem frutos através da energia do sol para os animais obterem energia, principalmente os humanos para que vivem, desenvolvam e se reproduzem ou produz por acaso? Conclui-se que tudo tem uma finalidade, se tem uma finalidade é porque Alguém ás designou.

Entropia, a Desordem Natural

Os evolucionistas sugerem que a energia do Sol ajudou a criar toda a vida de nosso planeta, em uma reação química espontânea das matérias que gerou as formas de vidas mais complexas, como o homem.
O homem ou uma célula animal, em si, não precisa da energia do Sol, diretamente, para realizarem seu metabolismo e também se desenvolver e tão pouco se reproduzir, mas da energia contida nos alimentos produzida de origem vegetal ou animal obtidos na dieta. A planta utiliza o processo de fotossíntese para se desenvolver, reproduzir e realizar a síntese dos seus frutos, á acumular energia térmica do sol nestes alimentos.
Mas, então se o Universo é uma constante expansão, porque a planta morre e não evolui quando continua á receber energia do Sol, pois na prática, quando ela morre, se degrada quando recebe esta energia.

A Segunda Lei da Termodinâmica explica este processo: "Essa Lei declara que todo processo natural gera a entropia, uma medida de desordem". [Ilya Prigonine - 1973]

Cada ser vivo possui maquinário, como a planta possui o cloroplasto, que captura a energia de forma aumentar sua ordem. "Onde você tem vida, você tem teleonomia, e então a energia do Sol pode ser absorvida e fazer o ser se desenvolver - aumentando sua ordem". [Emmett L. Williams - 1981].Portanto, as moléculas em seu estado natural tem a tendência de desordem molecular segundo a Lei da Termodinâmica e não se auto rearranjarem por infinitas tentativas á formar um organismo.

A Energia do Sol é emitida através de um feixe de luz conhecido como raio ultravioleta; através de estudos e pesquisas descobriu-se que este raio é um microbicida, ou seja, destroce os micróbios como a bactéria, e não as forma – como proposto pela Evolução – e responsável também pelos danos á pele dos animais. A luz U.V danifica o DNA das células expostas, produzindo uma desordem molecular entre as bases nitrogenadas e evita a sua replicação.


"Partir deste fato nós achamos que o estado mais provável para qualquer sistema natural é um estado de desordem; todos os sistemas naturais se degeneram quando abandonados a si mesmos" [Lord Kelvin - 1972]

Porém os evolucionistas se refugiam em que a entropia não se aplica a sistemas abertos já que os organismos os são, porém Emil Borel, cientista e matemático francês, provou que nenhum sistema finito pode ser considerado fechado. [Layzer, op cit., pág. 65]
Então outros evolucionistas fazem referências fúteis á processos inorgânicos de cristalização como evidências da evolução. Até mesmo Prigonine que "provou" que a entropia não se aplica a sistema abertos reconhece isto:

"A questão é que um sistema isolado existe uma possibilidade de formação de estruturas ordenadas de baixa entropia á temperaturas suficientementes baixas(E a temperatura do Sol?). Este principio é responsável pelo aparecimento de estruturas ordenadas tais como cristais e fenômenos de transições de fase. Infelizmente este principio não pode explicar a formação de estruturas biológicas. É muito pequena a probabilidade de que em temperatura comum um número microscópico de moléculas se reuniram para dar surgimento ás estruturas atualmente ordenas e ás funções coordenadas que caracterizam os organismos dos seres vivos. A idéia da gênese espontânea da vida em sua forma atual é portanto altamente improvável, até mesmo na escala de bilhões de anos durantes os quais a evolução ocorreu." [Ilya Prigonine - 1972]


Construção em ruínas. Estruturas maciças podem parecer ser capazes de durar para sempre, mas elas não vão. A necessidade de reparos contínuos origina-se em parte, da Segunda Lei da Termodinâmica. (Cena da série de vídeo ORIGIN).

A matéria inanimada também tende se a decompor, seja um plástico ou metal que demora 100 anos, um papel de 3 á 6 meses, a madeira em 13 anos, o vidro em 1 milhão de anos pelos efeitos da entropia.

Biogênese, O Ingrediente Final.

Não há lei física ou reação química que comprove a geração espontânea ou abiogênese de um organismo, ou seja, ser gerado sem ser reproduzido. Tão pouco não há registros fosseis científicos des espécies transitórias do chimpanzé ao homem, apesar de varias tentativas de fraudes do "Elo Perdido".

Em 1688, com uma experiência simples, mas bem controlada, o médico biologista italiano Francisco Redi pôs abaixo a teoria da geração espontânea de Aristoteles como o surgimento de moscas nas carnes em decomposição. Para observar este comportamento, Redi colocou alguns destes organismos em recipientes fechados. Após alguns dias, os vermes tornaram se imóveis e assumiram formas ovais, escuras e duras.
As cascas duras quebraram-se após alguns dias, e do interior de cada uma saiu uma mosca, semelhante ás que são vistas nos açougues, sobrevoando a carne.
Destas observações, Redi conclui que os "vermes" da carne podre constituem uma etapa do ciclo de vida de certas espécies de moscas. Estas larvas, então, surgiram de ovos colocados pelas próprias moscas na carne e não por geração espontânea - a carne servia apenas como alimento para as larvas.

Durante o Século XVIII, o cientista francês Joblot publicou em suas experiências que sugeriam o surgimento de micróbios de sementes no ar; mais tarde em 1749, outro cientista John Nedhan explica o aparecimento de microorganismos de infusões, independente do seu tratamento como fechado ou aberto, fervido ou não, e seus resultados deram novo apoio a geração espontânea.
Porém, em 1861, Louis Pasteur refuta esta teoria e para provar isso, ele trabalhou com balões esterilizados - instituindo o conceito da esterilização - onde colocou um caldo nutritivo. Posteriormente, aqueceu o gargalo do balão esterilizados, dando-lhe varias curvaturas. Ferveu o o líquido nutritivo e ao arrefecer, os vapores de água condensaram-se nas curvaturas do balão em pescoço de cisne. Verificou depois que nos balões não aparecia vida. Então partiu os tubos de alguns balões e verificou que passadas 24 horas, o caldo nutritivo estava coberto de germes, enquanto que nos balões intactos continuavam a não aparecer vida, após observação em microscópio. Então mostrou que há microorganismos presentes no ar que poderiam facilmente contaminar qualquer solução.
Tanto Redi, como Pasteur acreditavam que a vida só origina a partir de outra existente.

Matéria por si só não é criativa, pois a pura química de uma célula não é suficiente para explicar o funcionamento de uma célula, embora o seu funcionamento seja químico. [Wilder Smith - 1981]

Toda biblioteca de informações genéticas são expressas por altas e complexas sequências de ligações entre nucleotídeos ou base nitrogenadas que constituem o DNA, especificamente o Gene ou o Genoma. O Código Genético presente no Genoma é uma escrita, criptografia ou propriamente dito é um código de informações de execução de etapas de reações químicas de um organismo quanto ao seu desenvolvimento e reprodução que confere características morfofisiológicas de um ser e capaz de especificar, por exemplo, a criação do corpo humano contendo trilhões de células, bilhões de neurônios cuidadosamente conectados e centenas de tipos diferentes de células, todas incrivelmente esculpidas em órgãos tão diferentes como o coração e o olho.

Mas o DNA por si só, não é capaz de realizar este processo, pois precisa de uma variabilidade de enzimas específicas para realizar processos como a sua replicação, divisão celular e maturação nas quais estas enzimas são ativadas por processos complexos bioquímicos intracelulares. São estas variedades de enzimas presentes somente nas células que catalisam as reações químicas da formação de um ser vivo e não uma Entalpia Cósmica. Então na reprodução das espécies dos seres vivos são apenas através da replicação do DNA ou a sua combinação com outro DNA da mesma espécie. Portanto a Lei da Biogênese diz que uma vida é ordenada de uma vida pré-existente e apenas perpetua sua própria espécie.

"E disse Deus façamos o homem á nossa imagem, conforme nossa semelhança" [Gênesis - 1:26]
"E disse Deus: Produza a terra e as águas, alma vivente conforme a sua espécie. [Gênesis - 1:24]
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida." [João 14:6]

Conclusão

O homem recebeu de Deus, semelhante á Ele, simplesmente a inteligência e a capacidade de criar, nos quais essas faculdades são apenas dos seres vivos. Observamos ás obras das mãos dos homens, por exemplo, a criação do carro não foi uma evolução de um metal que é inanimado, mas fruto de um grande projeto de um ser vivo dotado de inteligência á tratar sua necessidade de locomoção mais rápida.

Ao criar o carro, Gottlieb Daimler analisou todos os seguintes fatores como o carro obteria energia para ter movimento, então criou uma das partes principais, o motor que através de uma reação de combustão consegue obter energia para (finalidade) realizar o movimento do carro, portanto tudo isso foi arquitetado e não a evolução (acaso) de uma matéria. O homem da mesma forma por Deus em que na sua arquitetura foi projetado maquinários, sistemas complexos de metabolismo presentes nas células, para conseguir, á partir de substâncias como a glicose á ATP, obter energia de forma ordenada á manter seus sistemas em funcionamento.
A Ciência não é alheia á Deus, pelo contrário, ela nos ajuda a entender quão fantástico são as obras de suas mãos e suas leis foram instituídas por Ele para que houvesse ordem nos sistemas á trazer o equilíbrio do Universo.

"A Natureza é formada por átomos e energia. No entanto, átomos e energia apenas obedecem as Leis da Natureza. Eles não criam as Leis da Natureza. Assim sendo, a Natureza não pode ser a causa das Leis que nela encontramos."
[Adauto J.B Lourenço - 2009]

Tudo tem uma finalidade, nada é mero-acaso, pois até uma formiga ao parecer insignificante tem um grande valor na natureza.
A matéria, visto, tende se a degradar e o inanimado não tem a capacidade de criar e segundo a Psicologia esta capacidade é “inerente á uma condição viva”, portanto, tudo precisou ser formado, ou seja, “Alguém”, Um Grande Matemático, Físico-Químico, Arquiteto, Artista, Autor, Compositor realizar a mais harmoniosa “canção” com os átomos até gerar toda vida.

"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis," (Romanos 1:20).

Referências

Biografia de Gottlieb Daimler (1834-1900) http://200.245.129.61/historia/biografia/gottlieb/frmbiografiagottlieb.htm

Brandão. A. J. – “Botânica: introdução à taxonomia vegetal”

CHURCHMAN, C.W. Introdução à Teoria dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 1971

C. Junqueira – “Biologia Celular e Molecular”.

Della Chiesa, Angela Ottino (1967), The Complete Paintings of Leonardo da Vinci, Pengui.

Dourado, M. dos Santos – Iniciação a Produção Acadêmica.

Ernani, J.M - Criatividade – Passo a passo.

Ernesto, P. Borges - Revista Brasileira de Ensino da Física, vol. 21, no. 4, Dezembro de 1999, pág. 454; Irreversibilidade, Desordem e Incerteza: Três Visões da Generalização da Entropia.

Dr. & Ph.D Emmett L. Williams, editor, Thermodynamics and the Development of Order (5093 Williamsport Drive, Norcross, Georgia 30092: Creation Research Society Books, 1981).

Griffths, Wessler, Lewontin, Gelbart, Suzuki, Miller; Introdução à genética - oitava edição; Guanabara Koogan; 2005.

Ilya Prigogine, "Can The Thermodynamics Explain Biological Order?" Impact of Science on Society (vol.XXIII, no 3, 1973), pág.162. O Dr. Prigogine.

Jim Powell (1995) “The education of Thomas Edison”.

Morris H.R. Ph.D. “Entropia e os sistemas abertos.”

“Receita do Bolo de Chocolate da Dona Eliana”

Taylor, P.S. “The Illustrated Origins”.

Tortora, L. R; Alterhum, F. Microbiologia. 4° edição. São Paulo: Athereneu, 2005.